A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), confirmou nesta terça-feira (23) a existência de um acordo político com o vereador Dilemário Alencar (União Brasil) para a disputa da Mesa Diretora. Segundo ela, o grupo seguirá unido na tentativa de aprovar a mudança no Regimento Interno que permitirá sua reeleição. Caso a proposta não alcance os 18 votos necessários até 15 de julho, o bloco deverá apoiar a candidatura de Dilemário à presidência da Casa.
A declaração foi dada após uma série de reuniões envolvendo o chamado “grupo dos 12”, além dos vereadores Dilemário Alencar e Baixinha Giraldelli (SD), que recentemente passaram a integrar o bloco de sustentação da atual presidência.
“Chegamos a um consenso de que estamos juntos para buscar os votos necessários para a reeleição. Se não conseguirmos viabilizar esse projeto, haverá apoio ao projeto do vereador Dilemário”, afirmou Paula.
A presidente explicou que a proposta de alteração do Regimento Interno será colocada em votação ainda neste semestre, antes do recesso parlamentar de julho. Segundo ela, a medida é necessária para garantir segurança jurídica ao processo eleitoral interno.
Questionada sobre a possibilidade de levar a matéria ao plenário sem ter os 18 votos garantidos de antemão, Paula afirmou que a votação servirá para que cada parlamentar manifeste publicamente sua posição diante da Capital.
“Cada vereador precisa se posicionar com aquilo que acredita. Somos 27 líderes e 27 formadores de opinião. Ninguém está aqui para legislar por procuração. Cada um dará sua palavra e seu voto”, destacou.
Atualmente, o grupo governista trabalha nos bastidores para conquistar os apoios que faltam para alterar o regimento e abrir caminho legal para a recondução de Paula Calil ao comando do Legislativo cuiabano.
Assista:
